terça-feira, 9 de novembro de 2010

Black Music - Década de 80

Todo mundo sabe que a Black Music é influência dos negros americanos. Mas isso começa lá na África do Norte. Os negros africanos receberam muita influência dos árabes e judeus, dos povos semitas. Por isso eles têm um jeito percussivo (rítmico) de falar as sílabas.Na cultura africana eles têm o costume de cantar com respostas as chamadas Melopéias, a repetição de uma frase que dá suporte para que o solista possa improvisar.
Quando foram trazidos para a América e postos como escravos eles cantavam pra lamentar suas tristezas, as chamadas Worksongs - cantavam com o timbre não impostado e do jeito rítmico e também adaptaram o inglês para o black english (o inglês negro americano de jeito rítmico de falar). Como na melopéia as worksongs também têm as perguntas e respostas no canto.


Quando houve a libertação dos escravos, musicalmente falando, eles se dividiram em dois grupos os que seguiram a linha do Blues e os que seguiram a linha do Spiritual. Nasce então o Spiritual que era cantado à Capela (só voz).
Os anos 80 ficaram conhecidos como a época do passo marcado. Após os sucessos dos Jackson Five, nos bailes dançavam-se pequenas coreografias criadas pela alegria e empolgação do momento. No Brasil, o canto black gospel foi introduzido nos anos 80, pelo cantor Álvaro Tito (uma voz, aliás, que lembra muito o timbre do Steve Wonder).

Por: Ana Carolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário