sábado, 13 de novembro de 2010

Contexto Histórico - Década de 80

década de 80 foi um período marcante em todo o mundo, pois foi nele que surgiram diversos acontecimentos e descobertas que se repercutem até os dias atuais.
Apesar de esta década ter ficado conhecida como “a década perdida” pelo fato da estagnação econômica vivida pela América Latina durante a década de 80 (quando se verificou uma forte retração da produção industrial e um menor crescimento da economia como um todo), foi durante os anos de 1980 e 1989 que ocorreram vários eventos mundiais.
Dentre estes fatos marcantes estão:

• A batalha de Cuito Cuanavale acontece durante a Guerra Civil Angolana e a Guerra da Fronteira Sul-africana.

• Dez mil cubanos procuram asilo político na embaixada peruana em Havana em1980.

• Inicia-se um conflito interno no Peru pelo movimento comunista Revolucionário Túpac Amaru em 1980 e continua até1990

• A Nigéria sofre vários golpes militares entre 1983 e 1985.

• Início da fabricação dos computadores pessoais, ou PCs (estes ainda muito primitivos), walkmans e videocassetes;
• O famoso músico John Lennon é assassinado em 1980 nos Estados Unidos

• Os Estados Unidos bombardeia a Líbia em 1986 por acusar o país de apoiar grupos terroristas.

• É realizado um referendo no Canadá pela separação parcial ou não da provincía de Quebec do resto do país, em que acaba sendo decido por 59,56% pela não separação.

• O Zimbabué torna-se independente e deixa de ser colônia do Reino Unido em 1980.

• Acontece a Guerra das Malvinas.

• A Guerra da Fronteira Sul-africana termina em 1989.

• O Presidente egípcio Anwar Sadat é assassinado em um desfile militar no Cairo, em 6 de outubro de 1981.
• Acontece a Segunda guerra civil sudanesa.

• Lançamento da estação espacial MIR, da União soviética;
dentre outros;

Quando se fala em política da década de 80, lembra-se imediatamente do atentado do Riocentro, que ocorreu no Brasil em 1981; a morte de Tancredo Neves, em 1985; a criação da nova Constituição Brasileira, em 1988, que ensejaram mudanças radicais nos rumos políticos do país. No mundo, o atentado contra o Papa João Paulo II e eleição de Ronald Reagan nos Estados Unidos da América e de Margaret Thatcher no Reino Unido marcaram esta década e traçaram a política neoliberal que hoje é apanágio da maioria dos países capitalistas.

Líderes políticos que se destacaram nesta década:
Raúl Alfonsín
Leonid Brezhnev
Leonel de Moura Brizola
Princesa Diana
António Ramalho Eanes
Mikhail Gorbachev
Ulysses Guimarães
Papa João Paulo II
Tancredo Neves
Ronald Reagan
Margaret Thatcher
Lech Walesa
Indira Gandhi
José Sarney
 
cinema da década de 1980 se caracteriza pela produtividade do cinema estadunidense, além de aparecerem muitas produções de alto nível em países como Argentina, que venceu seu primeiro Óscar de Melhor Filme Estrangeiro por La Historia Oficial (A História Oficial1985); Brasil, onde Hector Babenco iniciou uma revolução com seu Pixote - A Lei do Mais Fraco (1981); e Japão, quando o anime Akira (Akira1988) impressionou pelo enredo e estilo violento.
O tema violência se torna a regra dos grandes diretores. Martin Scorsese inova com Touro Indomável, enquanto que Stephen Frears causa espanto na plateia com o indecente Ligações Perigosas, que apresenta Glenn Close no auge de sua maestria e talento.
Transformando as inscrições Carpe Diem em hino da juventude, Robin Williams encanta a todos com Dead Poets Society (Sociedade dos Poetas Mortos1989).
O diretor Oliver Stone reabre os arquivos da Guerra do Vietnã com Platoon (Platoon1986). A mesma guerra também é assunto para Stanley Kubrick em Full Metal Jacket (Nascido Para Matar1987).
A comédia adolescente Ferris Bueller's Day Off (br: Curtindo a vida adoidado – pt: O rei dos gazeteiros), entretanto, para o crítico Marcelo Janot, foi o que "virou cult e símbolo do cinema dos anos 80”.
E se o tema for esporte, a década de 80 também se destaca:
• Olímpidas de Moscou em 1980
• Olimpíadas de Los Angeles em 1984
• Olimpíadas de Seul em 1988
• Copa do Mundo do México de 1986 - campeã: Argentina
• Copa do Mundo da Espanha de 1982 - campeã: Itália
• Los Angeles Lakers/Boston Celtics/Chicago Bulls revelam para mundo talentos como Kareem Abdul-JabbarMagic   JohnsonMichael JordanLarry Bird.
• Nelson Piquet é três vezes campeão da fórmula 1, 1981-1983-1987
• Ayrton Senna
• Hortência Marcari é eleita pela imprensa americana a "Rainha do Basquete".
• Brasil derrota URSS em partida histórica de voleibol no Maracanã em 1983.
• Emerson Fittipaldi vence as 500 milhas de Indianápolis em 1989.
• Olimpíadas de Moscou, 1980, o ursinho Misha

Esta década pode ser considerada a década mais forte de todas em relação a musica mundial, pois cantores que se destacaram nessa época são lembrados e prestigiados até os dias de hoje. John Bom Jovi e Michael Jackson são exemplos, mas eles felizmente não são os únicos que fizeram sucesso nessa época vivida pelos nossos pais. Os pais costumavam ouvir demais algumas das músicas desses cantores que fizeram sucesso na década de 80, e até hoje alguns pais ouvem músicas dessa época que poderia ter durado um pouco mais por causa das músicas que fizeram muito sucesso.
Além disso, muitas músicas ficaram famosas pelo fato de estarem presentes nos filmes de tanto sucesso da época, como “Greeze” e “Os embalos de sábado à noite”. Veja as 10 melhores musicas da década de 80:
Bon Jovi – Livin’ on a Prayer (1986)
Def Leppard – Pour Some Sugar On Me (1987)
Duran Duran – Hungry Like the Wolf (1982)
Michael Jackson – Billie Jean (1982)
Prince – When Doves Cry (1984)
Hall & Oates – I Can’t Go For That (No Can Do) (1981)
Guns N’ Roses – Sweet Child O’ Mine (1987)
Madonna – Like a Virgin
Run-D.M.C. – Walk This Way
AC-DC – You Shook Me All Night Long
Essas músicas fizeram muito sucesso nessa época que sempre deve ser relembrada pelos pais que ouviram várias dessas músicas listadas logo acima, mas também devem ser relembradas pelos jovens que ficarão surpreendidas com essas músicas que tocavam com frequência nasmelhores baladas. O cantor Michael Jackson que infelizmente morreu não poderia faltar nessa lista, pois sua música chamada “billie jean” continua fazendo muito sucesso com milhões de fãs de diversas idades, só que fez mais sucesso nessa época que foi uma das melhores para esse cantor que vendeu milhões de discos em pouco tempo e no mundo inteiro.
As melhores músicas dessa época podem ser ouvidas pelas pessoas que comprarem algum CD com as melhores dos anos 80, ou podem estar baixando algumas dessas músicas de sucesso pela internet, são duas formas indicadas para aquelas pessoas que estão com saudade dessa época inesquecível.
Por: Carolina Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário